(31) 3726-1361 (31) 3814-0464

Blog

Igreja e Praça da Matriz – Santana dos Montes/MG

14 de agosto de 2017

A Matriz de Santa Ana começou com uma capela simples, erigida pelos moradores locais em 1749. Com o crescimento do extinto povoado do “Morro do Chapéu”, que originou a cidade de Santana dos Montes, a Matriz foi ampliada e recebeu

A capela da Matriz de Sant’Ana foi erigida em 1749 pelos moradores locais, e com o crescimento do povoado do “Morro do Chapéu”, que deu origem à cidade de Santana dos Montes, também desenvolveu-se e foi ampliada. Em 1751, foi instituído um curato no local, filiando-a à então Matriz de Carijós, a atual Matriz de Conselheiro Lafaiete. E em 1880, a Matriz de Santana foi instituída canonicamente como freguesia, servida por um padre.

Com pinturas atribuídas a Francisco Xavier Carneiro, discípulo de Mestre Athaíde, a Igreja tem detalhes preservados e itens originais como portas e janelas.

Em frente a Igreja foi construída uma charmosa Praça, conhecida como Praça da Matriz, palco de grande parte da vida social de Santana dos Montes.

A Igreja, a praça e todo o casario ao redor, cerca de trinta casas dos séculos XVII e XVIII foram tombados pelo patrimônio Histórico Municipal e preservam o estilo colonial.

Compartilhar