+55 31 3726-1361 +55 31 3814-0464

Blog

Passeio pela Fazenda Guarará

28 de julho de 2017

Localizada há poucos quilômetros do Hotel Fazenda da Chácara, a Fazenda Guarará possui um dos passeios mais incríveis do nosso roteiro de hospedagem. Com transporte próprio, em micro-ônibus, nossos hóspedes fazem uma viagem no tempo conhecendo de perto elementos que um dia fizeram parte do cotidiano.

Na Fazenda Guarará é produzida a Cachaça Itaveravense, que valoriza os produtores locais ao utilizar a matéria-prima da região. Os visitantes poderão conhecer também o alambique construído no século XVIII com um moinho movido a água, paredes de pedra, e barris que vão do chão ao teto com cachaças envelhecidas há 20 anos.

A fazenda também é conhecida pela produção leiteira, comercializando mais de 2.700 litros de leite por mês, com a excelência na produção que este nobre alimento merece. Os visitantes podem conhecer a criação das vacas leiteiras e a setorização da produção que garante um leite de qualidade.

O passeio inclui ainda a visita à plantação de uvas, são 6 hectares de parreiras, produzindo uvas especiais que dão origem a vinhos, geleias, doces, sucos etc. As uvas são levadas para a EPAMIG em Caldas/MG, para o processo de vinificação, e ao retornar recebem o rótulo Dos Montes ou seguem para tonéis de carvalho para reserva. Além de conhecer a plantação, os barris e tonéis, os visitantes poderão conhecer uma adega intimista e aconchegante.

E em termos de plantações, a Fazenda Guarará abriga também a plantação do Capim-Vetiver, uma planta de origem indiana, trazida de forma pioneira pra o Brasil em 2007 e plantada aqui, é utilizada como antierosivo, na contenção de encostas e proteção de áreas degradadas. As folhas podem ser usadas na produção de bijuterias, e da raiz se extrai a essência Patchoulli, aproveitando a planta ao máximo.

Ainda nesta visita, chegamos à Cervejaria Loba para conhecer o processo de fabricação e degustar as cervejas especiais desenvolvidas.

 

Compartilhar

Loading...