+55 31 3726-1361 +55 31 3814-0464

Blog

Conheça a plantação de café do Hotel Fazenda da Chácara

26 de abril de 2018

O café plantado no Hotel Fazenda da Chácara é o Catuaí Vermelho, uma das espécies do café arábico. O Catuaí foi 100% desenvolvido no Brasil, sendo obtido através do cruzamento de duas variedades de café: Mundo Novo e Caturra. Ele está presente na maioria das lavouras brasileiras, por ser de fácil colheita e por se adaptar a quase todas as regiões. O termo Catuaí, em Tupi-Guarani, significa “muito bom” e faz referência à qualidade da espécie. Os cafés produzidos a partir dele tendem a ser leves, suaves, com acidez média, sabor adocicado e pouco encorpados.

A plantação do Hotel Fazenda possui 24.000 pés de café aproximadamente. As etapas de plantação, colheita e secagem do café são realizadas no hotel, artesanalmente. O cultivo é feito de forma sustentável e consciente, inspirado no conceito de agrofloresta, em que a plantação se estabelece sem haver a necessidade de desmatar a vegetação ao redor. Um dos benefícios deste tipo de cultura é que as árvores minimizam os fatores climáticos (sol, chuva, ventos) que incidem de forma excessiva sobre a plantação.

Além do cultivo sustentável, outro ponto que se destaca na plantação de café do Hotel Fazenda da Chácara é a colheita. Os frutos maduros, de cor avermelhada, são retirados do pé, enquanto os frutos verdes são deixados no arbusto até amadurecerem. Cada um é colhido de acordo com o próprio tempo de maturação, o que garante a qualidade do fruto cultivado e do produto final. O café produzido no Hotel Fazenda da Chácara é nomeado e vendido como Café da Chácara. Ele é comercializado na propriedade e pode ser degustado por quem se hospeda no hotel.

Compartilhar

Loading...