+55 31 3726-1361 +55 31 3814-0464

Blog

Encante-se com Santana dos Montes

01 de novembro de 2018

Santana dos Montes é sinônimo de história, tranquilidade e belezas naturais de tirarem o fôlego. O município é considerado o polo do turismo rural, são fazendas e casarões históricos majestosos, que preservam os ares do século XVIII.

Durante o Ciclo do Ouro a promessa de que a região teria grandes jazidas trouxeram expedições portuguesas a Minas Gerais, bandeirantes como Antônio Quirino, vieram em busca de novas riquezas. Na busca por fortunas, Quirino deixou o povoado de Itaverava onde se encontrava e se instalou no local denominado hoje como “Fazenda Velha”. Ele logo percebeu que as terras eram férteis e passou a se dedicar a produção agrícola, ao invés da mineração. Os boatos espalharam-se rapidamente, famílias inteiras se instalaram no local.

Em 1749, os moradores Antônio Duarte Correia e Manuel André, tiveram a iniciativa de erguer uma capela, a padroeira escolhida foi Senhora Santana. Já em 1840, foi criado o distrito de Santana do Morro do Chapéu. Muitos foram os nomes até que o município recebesse o nome de Santana dos Montes em 1948, entre eles, Morro do Chapéu e Catauá.

Hoje não é só o charme das construções históricas que chamam a atenção dos turistas, passeios a cavalo ou de charrete, cachoeiras, trilhas ecológicas encantam a cada visitante. As delícias tipicamente mineiras atraem pelo aroma e sabor único, a fabricação artesanal de quitutes como doces, queijos e biscoitos, além da produção de cachaça e cerveja.  A 130km de Belo Horizonte aproximadamente, a cidade é o destino ideal para aqueles que buscam momentos de sossego, em meio a rotina estressante da cidade grande.

Compartilhar

Loading...